NOSSA HISTÓRIA

Quem somos

Com um amplo portfólio de produtos para a casa, o Grupo Oxford apresenta ao mercado peças que unem design e funcionalidade, através das marcas Oxford, Biona e desde 2017, a Strauss – uma das marcas mais tradicionais e valorizadas do segmento de cristais de luxo com sua produção artesanal no Vale Europeu, Santa Catarina.

Com mais de 70 anos de história e mais de 3 mil funcionários nas suas unidades industriais e administrativas de São Bento do Sul (SC), Campo Alegre (SC), Pomerode (SC) e São Mateus (ES), o Grupo Oxford atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países.

Nossos negócios

Oxford

A Oxford tem de tudo para fazer cada momento do seu dia ser especial através de produtos que unem design, beleza e funcionalidade. São peças para cozinhar, servir, brindar, organizar e decorar, além do mercado Gourmet.

Oxford Gifts

Os produtos Oxford são ótimas opções de brindes para empresas que querem surpreender seus clientes e colaboradores. Através dos itens do portfólio ou de projetos personalizados, é possível marcar presença na vida das pessoas de maneira muito especial. Requinte, qualidade e sustentabilidade são os diferenciais oferecidos pela Oxford Gifts.

Oxford Mineração

Criada com o objetivo principal de suprir a empresa com matérias-primas, hoje a Oxford Mineração também oferta suas argilas de excelentes características técnicas e de cores claras ao mercado cerâmico de outros segmentos, como por exemplo, para a fabricação de esmaltes, revestimentos, isoladores, refratários e outros.

Biona

A Biona é amiga e tradicional, feita para todos os momentos. Além das louças em cerâmica, a marca também oferece assadeiras de altíssima qualidade feitas em vidro borosilicato. E, para quem quer completar a mesa, também há lindas opções de copos, taças e complementos em cristal.

Strauss

A fabricação artesanal do puro cristal é um ofício milenar. Uma tradição que atravessa gerações e que foi a base para o nascimento da Strauss, uma marca que rapidamente se transformou em um dos principais ícones do segmento de cristais de luxo, elevando o Brasil a níveis internacionais. Desde 2017, a marca integra o Grupo Oxford.

Nossa história

A história da Oxford teve início no século XX com o trabalho do jovem Francisco Loersch. Em 26 de novembro de 1953, Francisco negociou o acervo da sua Cerâmica Santa Terezinha com um grupo de empresários liderados por Otair Becker, um dos grandes responsáveis pela trajetória de sucesso da empresa durante décadas. A Santa Terezinha, localizada no bairro Oxford, no município de São Bento do Sul, passou então a se chamar Indústria Cerâmica Oxford Ltda. Tendo adotado um novo modelo de negócios do que seria a atual Oxford S/A, as novas direções da empresa foram estabelecidas para que, em 2 de janeiro de 1954, a produção fosse iniciada com apenas 72 colaboradores e 01 unidade fabril. A Oxford Mineração surge em 1968, na cidade de Campo Alegre (SC), com o objetivo de fornecer matérias-primas para a própria Oxford e também comercializar argila para outros segmentos.

Em 1976 a Oxford manda o seu primeiro container para o exterior e desde então as exportações só crescem. Um fato que gerou a necessidade de construção de uma segunda unidade fabril também em São Bento do Sul (SC). De 1976 a 1984 a empresa exportou 1.359 contêineres. A primeira participação em uma feira internacional acontece em 1980, em Berlim, na Alemanha. E nesse mesmo ano a empresa também passa a contar com pouco mais de 880 colaboradores.

Em 1981 é inaugurada a primeira loja de fábrica da Oxford, localizada ao lado da empresa, em São Bento do Sul (SC). E em 1982 nasce um dos ícones da marca: a embalagem de madeira.

A Oxford completa 40 anos em 1994 e apresenta números impressionantes: presença em 65 países, 5ª colocação no ranking das maiores do mundo, liderança Absoluta entre os produtores de louça de mesa da América Latina e 1.400 colaboradores. Em 1995 a Oxford conquista a certificação ISO 9000. Em 1996 e em 2001 são inauguradas as unidades fabris 05 e 06, respectivamente, ambas em São Bento do Sul (SC).

O aniversário de 50 anos acontece em 2003, mesmo ano em que a empresa passa a utilizar gás natural, um combustível de menor impacto ambiental. Em 2010 a empresa muda o seu posicionamento e passa a se chamar Oxford Porcelanas, marca com a qual comercializa porcelanas. A Oxford Daily surge com produtos mais coloridos e práticos, feitos para o dia a dia. A linha cerâmica passa a se chamar Biona Cerâmica. E em 2011 acontece a compra da fábrica de cristais artesanais localizada em Pomerode (SC). Nasce nesse momento a marca Oxford Crystal. Nasce a marca Oxford Cookware e a empresa ingressa no ramo de panelas, ofertando peças que possuem uma avançada nanotecnologia antimicrobiana e vão para fogão, forno, geladeira, freezer, micro-ondas e lava-louças. Um novo marco acontece em 2016: a Oxford inaugura sua primeira unidade fabril fora do estado de Santa Catarina. Surge a Oxford Espírito Santo, localizada na cidade de São Mateus.

Em 2017 a marca Strauss passa a fazer parte do grupo Oxford e a empresa ingressa no mercado de luxo. E, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas. Hoje, o grupo Oxford conta com um fundo de investimento formado pelas três famílias fundadoras da WEG (uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo) e mostra-se para o mercado como uma empresa sólida e um fornecedor de confiança.

Conheça mais sobre a nossa ideologia

  • Negócio
  • Oferecer soluções para o dia a dia: beleza, praticidade, prazer, experiência, encantamento.

  • Missão
  • Estar presente na vida de todas as pessoas e tornar o dia a dia especial.

    Nossos Valores

  • Valorização das pessoas
  • Despertar sentimento de pertencimento, valorizar suas competências e proporcionar reconhecimento.

  • Foco no consumidor
  • Antecipar tendências e gerar desejo.

  • Excelência na qualidade
  • Oferecer qualidade em nossos produtos e serviços, visando atender as exigências e expectativas do consumidor.
  • Respeito e integridade
  • Tratar todas as pessoas com dignidade e valorizar experiências, culturas e opiniões. Ter honestidade e consistência em todos os aspectos dos nossos comportamentos.

  • Inovação
  • Ter criatividade e flexibilidade com processos ágeis, para transformar ideias em ações.

  • Foco em resultados
  • Olhar para o todo, cooperar e exercitar disciplina no atingimento dos objetivos.

    Catálogos

  • Coleção 2025
  • Biona